quarta-feira, 2 de julho de 2008

Rio de Janeiro!

Ia postar sobre qualquer outro assunto, mas me lembrei que hoje faz exato um ano que estou de volta ao Rio de Janeiro, e esse fim-de-semana escutei um comentário que me fez pensar. Meu namorado, há tempos desiludido com sua cidade, assumiu que a minha vinda o fez mudar sua perspectiva quanto a ela. Bem como um amigo nosso, que recebeu um amigo de São Paulo que se instalou definitivamente aqui, também mudou de opinião. A questão é: necessitamos, como cariocas, de um “olhar estrangeiro” para percebemos todas as maravilhas que essa cidade nos oferece? Ou será que estamos tão contaminados com esse bombardeio negativo e eterno da mídia contra nossa cidade? Torço, mas torço mesmo para não acomodar minha vista e meu espírito a essa manipulação. O Rio tem problemas sérios, e basta uma pequena enquete aos nossos amigos para nos informarmos qual a maior queixa dos cariocas: segurança. Ainda não estamos sitiados pelos traficantes, mas a situação aqui é preocupante. A questão morro-asfalto já chegou a limites degradantes. Nossa polícia, corrupta, mal remunerada e equipada, age apenas para manter a comunidade do morro represada por lá mesmo, deixando a nós, população de classe média apenas com a sensação de segurança, fazendo vista grossa para a discrepância social que impera nesse país. Sem solução a curto prazo, nos “satisfazemos” quando um ou outro traficante são presos, ou quando determinada quantidade de droga é apreendida. Fechamos os olhos para a raiz do problema, que é a desigualdade social, a corrupção dos altos escalões, os reais bandidos de colarinho branco. Entretanto esse perfil de violência e corrupção não ocorre apenas por aqui, mas no nosso país inteiro, e mudanças deverão ser radicais e urgentes, feitas através dos nosso votos, mudança de postura e atitudes pessoais. Portanto, devemos nos regozijar por morarmos nessa linda cidade, que como tantas outras é cheia de problemas, mas é única em beleza. E beleza de paisagem, beleza de população, beleza de lazer e cultura democráticos, beleza de tudo. Sou sim uma carioca entusiasta. Agradeço ao universo ter o privilégio de correr pleiteando uma das mais belas vistas do mundo, a da Baía de Guanabara. Agradeço todos os domingos poder escutar de graça música de excelente qualidade (chorinho na São Salvador), tendo a minha filha espaço para brincar enquanto eu tomo uma cerveja amiga gelada. E sabendo que ela está ali, interagindo com “filhinhos de papai”, bem como com filhos de porteiros da região. Agradeço poder levá-la a lugares como o CCBB gratuitamente, dando a ela oportunidade de conviver desde já com arte e contos. Por poder esquentar o esqueleto nesse frio xexelento que tem feito em praias como Leme, Ipanema ou Reserva. Ou por apenas fazer um pic-nic básico de frente para o Pão de Açúcar, ou por dar comida pra macaco no Caminho do Bem-Te-Vi ou Jardim Botânico. E isso não é nem 10% do que essa cidade nos oferece! Temos concertos, peças teatrais, exposições, parques, cinemas de graça ou a precinhos bem camaradas. Tudo isso se tivermos boa vontade de procurar, ou apenas disposição para enxergar essa cidade como ela realmente é: MARAVILHOSA!

6 comentários:

JACK disse...

Oi, prima!
Eu tenho as minhas opiniões sobre os motivos de o brasil estar afundado cada vez mais nessa lama de corrupção, e, eles são os mais diversos, porém se você pensar friamente em cada um deles, acaba sempre sendo uma variante da famosa "lei de gerson", ou seja o "jeitinho brasileiro" é que está por trás de quase tudo, desde o cara que fura fila no cinema e ultrapassa pela direita no engarrafamento até o sonegador de impostos e ao corrupto (político ou não). O brasileiro (eu me incluo aí), tem por hábito cultural tentar levar vantagem não se preocupando muito com os valores éticos; aqui é valorizado o cara que é o esperto, o malandro enquanto que o cara que é ético, que segue a lei e os princípios morais, ah... esse é o otário!
Isso é cultural! E exatamente por esse motivo, muito difícil de mudar! Parabéns pelo blog!!!! Tô com saudades de você...
Jacques Cordeiro.

Renata Kanitz disse...

Por isso falei de uma mudança de postura pessoal. Cabe a nós mesmos termos ciência não só dos direitos mas principalmente dos deveres como cidadãos. Concordo plenamente com você, em tudo, e infelizmente me incluo nessa lei de Gerson. Garanto q se tiver a oportunidade de “molhar” a mão de um policial para fugir de uma multa eu o farei, e isso deveria ser vergonhoso. Fico lembrando da entrevista de um ex-secretario de Segurança aqui no Rio no documentário “Notícias de Uma Guerra Particular” onde ele questiona: “Será que a população realmente deseja uma polícia não corrupta?”. Fica ai pra gente pensar. Saudades de você também. Dia 08 estou aí em BH, então a gente combina uma breja!

Renata Kanitz disse...

Por isso falei de uma mudança de postura pessoal. Cabe a nós mesmos termos ciência não só dos direitos mas principalmente dos deveres como cidadãos. Concordo plenamente com você, em tudo, e infelizmente me incluo nessa lei de Gerson. Garanto q se tiver a oportunidade de “molhar” a mão de um policial para fugir de uma multa eu o farei, e isso deveria ser vergonhoso. Fico lembrando da entrevista de um ex-secretario de Segurança aqui no Rio no documentário “Notícias de Uma Guerra Particular” onde ele questiona: “Será que a população realmente deseja uma polícia não corrupta?”. Fica ai pra gente pensar. Saudades de você também. Dia 08 estou aí em BH, então a gente combina uma breja!

Giuseppe disse...

Ei Renata! Me chamo Giuseppe e sou colega do Jacques, Aproveite o Mar aí perto de você! Ele tem muito a nos ensinar... ele fala da suavidade das gotas dágua, que juntas ganham o vigor das ondas... pensemos nisso! Sozinhos somos gotas, unidos... TSUNAMI !!!
Parabéns pelo Blog!

Cris disse...

Renata, gostei muito do que você escreveu. Principalmente porque estamos prestes a voltar e estamos ansiosos para redescobrir a nossa cidade. Sentimos saudades de tantas coisas! Queremos voltar a tantos lugares! Mas, foi preciso estar aqui para sentir toda essa saudade. Para ver como as coisas simples daí nos fazem tanta falta. Beijos.

Helena Pawlow disse...

O Rio te fez bem ! Não que vc não estava bem em BH,não é isso, mas na minha ida "relâmpago" esse ano aí, pude perceber o quanto vc e Laurinha tem qualidade de vida nessa cidade! Mesmo com tantos "poréns" (que toda grande metrópole apresenta, nas devidas proporções) o Rio oferece maravilhas, como vc mesmo citou!
Não posso dizer o mesmo de BH. Infelizmente, ainda não temos tanto lazer democrático. Mas posso te dizer hoje que AMO BH RADICALMENTE! Depois que conheci o deserto de pedra, chamado Brasília...Bjos em todos