quarta-feira, 29 de abril de 2009

Entre a dignidade e o escracho

Nação assistiu ao embate entre a dignidade e o escracho.

O ministro Joaquim Barbosa não se deixa humilhar pelo protetor do bisneto do Barão de Jeremoabo (o maior latifundiário do Brasil Império) e diz na Corte Suprema o que há muito o povo gostaria de dizer.

IDP - Instituto Brasiliense de Direito Público

Alguém já entrou no site do IDP - Instituto Brasiliense de Direito Público, que é de propriedade do Ministro Gilmar Mendes?

Entre os professores desse instituto estão os senhores Eros Roberto Grau, Marco Aurélio Mendes de Faria Mello, Carlos Ayres Britto, Carlos Alberto Menezes Direito e a senhora Cármen Lúcia Antunes Rocha (cinco Ministros do Supremo). Ou seja, alguns dos Ministros do Supremo também são funcionários, empregados, prestadores de serviço ou contratados, seja lá como possa ser definida legalmente a relação deles com o IDP do Presidente do Supremo. Também está na relação o Ministro Nelson Jobim.

Será que não estariam ética e moralmente impedidos de se manifestar em relação à discussão entre Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes? Nesse caso não haveria conflito de interesses, já que de alguma maneira os citados têm um vínculo com o Presidente do Supremo que envolve remuneração?

Aliás, pesa sobre o IDB supeitas de tenebrosas transações. Essas suspeitas foram levantadas em denúncias veiculadas pela imprensa independente. Talvez não merecessem ser apuradas, até mesmo para resguardar a respeitabilidade do STF e de seus ministros?

A lista dos professores do IDP está em http://www.idp.edu.br/web/idp/content/index/id/71

FONTE: http://www.socialismo.org.br/portal/politica/48-noticia/883-stf-joaquim-barbosa-versus-gilmar-mendes