sábado, 27 de setembro de 2008

PAUL NEWMAN


Paul Newman nasceu em 1925 e era de classe média alta, seu pai era dono de uma importante loja de materias esportivos.
Tudo indicava que Newman fosse assumir os negocios da familia, mas o "bichinho da interpretação" pegou de jeito o jovem.
Foi estudar na escola mais conceituada de interpretação o Actor Studios, nesta época conheceu sua futura esposa, a fantastica atriz Joanne Woodward.
Demorou para ter o respeito da critica, muitos o acusavam de ser uma cópia mal feita de Marlon Brando, este fato inclusive o deixava muito inseguro e sem graça, chegou em um entrevista declarar:"_ Eu sei que ele (Brando) é bem melhor do que eu, tudo que demoro 3 dias para fazer, ele consengue em 15 minutos".
Newman estreou como protogonista no longa metragem "O Cálice Sagrado", filme que ele renegava e se ridiculariza pelo figurino "de época" que teve que usar.
Fez teste e perdeu o papel de irmão de James Dean no filme "Vidas Amargas", Richard Davalos acabou vencendo a disputa.
Chamou a atenção na europa pelo filme Exodos e ganhou o premio de melhor ator principal no festivald e Cannes em 1960.
Por mais estranho que possa parecer, a sorte do ator começou a mudar, quando James Dean morreu em um acidente de carro.
Em sua terra porem (USA) ainda era olhado com disconfiança.
A Warner tinha um filme a ser feito e o protagonista seria Dean, desta forma, Paul Newman foi escolhido como substituto,o nome do filme...Hud.
Desempenho foi reconhecido pela critica e recebeu uma indicação ao Oscar.
Bom...os outras informações podem ser obtidas atraves do google, o que eu escrevi acima, foi de alguns documentarios que assisiti pela tv a cabo.
Durante algum tempo tive uma certa implicancia com Paul Newman, o achava um imitador de Marlon Brando, mas depois lendo sobre sua biografia e assistindo seus filmes sem preconceito, vi que se tratava de um ator de muito respeito, ganhou um oscar pelo filme "A Cor do Dinheiro" curiosamente um dos seus desempenhos mais fracos.
Para quem quiser assistir o que a de melhor na filmografia deste ator, assistam filmes como "Rebeldia Indomavel", "Butch Cassidy and the Sundance Kid", "Gata em teto de Zinco quente", "Desafio a Corrupção" , "Golpe de Mestre" e "O Veredicto".
Paul Newman - Rest in Peace

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Batman "O Cavaleiro das Trevas"


Estava com vontade de escrever uma critica ao melhor filme do ano(na minha modesta opinião).

Mas acebei me deparando com o site mais mal-humorado da rede "zerozen" e os gauchos escreveram uma critica impecavel sobre "Batman-O Cavaleiro das Trevas".

Espero que gostem..eu achei muito bem escrita.


Todas as críticas feitas a Batman - O Cavaleiro das Trevas partem de uma premissa errada. Querendo ou não, as pessoas comparam o trabalho de Christopher Nolan com os desastrados, patéticos e pífios filmes anteriores de Tim Burton e Joel Schumacher. Ora, por favor... Até um documentário de três horas sobre torradeiras elétricas é melhor do que qualquer um dos Batman dirigidos por Burton. Quanto a Schumacher é melhor nem comentar...


Por exemplo, quem em sã consciência poderia elogiar a atuação feita por Jack Nicholson como Coringa. Um sujeito gordo, velho, decadente e acabado seria a mais perfeita encarnação do mal? É muita galhofa. Por isso é que a atuação de Heath Ledger vem sendo chamada de genial. Também pudera... em comparação com um sujeito que precisa usar sapatos de palhaço para poder ver a ponta dos pés...


Batman - O Cavaleiro das Trevas começa após dois anos desde o surgimento do Batman (Christian Bale). Agora, os criminosos de Gotham City morrem de medo de sair à noite. Basta ver o bat-sinal para pensarem duas vezes antes de cometer alguma atividade ilegal. Porém, o cruzado embuçado não está sozinho na sua luta contra o crime.


Ele conta a providencial ajuda do tenente James Gordon (Gary Oldman). Além do reforço obtido com o promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart). O sujeito é incorruptível e vem lutando para enjaular os mafiosos de Gotham. Tanta simpatia desperta as atenções de Rachel Dawes (Maggie Gyllenhall), que acaba mandando Bruce Wayne pastar. Aliás, o triângulo amoroso proposto elo filme não funciona. Muito por culpa de Maggie que é boa atriz, mas nem de longe é uma atriz boa


No meio de tudo isso, em um momento dispensável e desnecessário, cidadãos comuns, inspirados por Batman, se disfarçando de Homem-Morcego e tentam fazer justiça com as próprias mãos. Claro que o homem-morcego não vai aceitar muito bem a nova concorrência...





Depois de verem suas planos frustrados e cansados de tanto apanhar, os chefes da Máfia, cometem um terrível erro. Acabam aceitando a oferta de um sujeito estranho, a um passo da insanidade, que insiste em usar maquiagem de palhaço sobre cicatrizes... Seu nome? Coringa. Ele garante que irá matar Batman e fazer com que Gotham City volte a ser a cidade preferida de todos os criminosos.

Nem é preciso dizer que Heath Ledger (que morreu pouco antes do lançamento de "O Cavaleiro das Trevas" no cinema - isso sim é que é marketing agressivo) faz uma interpretação muito mais crível do que Jack Nicholson. Duas cenas merecem destaque: o desaparecimento de um lápis e a explosão de um hospital. Agora, o palhaço do crime é uma espécie de psicopata assassino tão ou mais louco que o próprio Batman. Como já foi dito antes, qualquer milionário norte-americano que sai à noite para defender os pobres e oprimidos só pode ser maluco....


Mesmo com tanta incoerência, é visivel o esforço do roteiro para tornar real o mundo de Gotham City. Bruce Wayne (Christian Bale) ao lado de seu fiel mordomo Alfred (Michael Caine) percebe, por exemplo, que está causando mais mal do que bem à cidade. Por outro lado, o cientista Lucius Fox (Morgan Freeman) é jogado para escanteio e pouco tem acrescentar ao filme. A não ser em sua breve participação em Hong Kong.


Sim, em uma sacada interessante do roteiro, Batman monta uma verdadeira operação de guerra, como um estrategista, para capturar um bandido em terra estrangeira. O que mostra que pelo menos alguém leu os gibis do homem-morcego. A partir daí, o filme alterna bons e maus momentos. Aliás, as cenas de ação melhoraram, mas as de luta continuam abaixo da crítica.


O roteiro é cheio de falhas grotescas. Por exemplo, alguém é capaz de explicar como terminou a invasão da cobertura de Bruce Wayne pelo Coringa? Houve alguma morte ou o palhaço do crime simplesmente explicou a todos os presentes que se tratava de uma "pegadinha" organizada pelo Sérgio Mallandro? Outro detalhe irritante: não existiam mais policiais em Gotham City na hora da perseguição com caminhões?


Por fim, há um um momento bizarro, completamente fora do espírito sombrio do filme. Depois de várias ameaças feitas pelo Coringa, a população de Gotham entra em pânico. Muitos decidem abandonar a cidade. Eles são evacuados em balsas, pois as pontes podem conter explosivos. Bem, no meio da travessia o palahaço do crime anuncia que colocou bombas em dois barcos - um deles repleto de prisioneiros perigosos. O detalhe é que cada um deles possui um controle remoto capaz de explodir o outro.

Se um deles usar o controle primeiro, o Coringa garante que não vai acionar nenhum explosivo no barco restante. No momento em que o prazo está prestes a se esgotar, um prisioneiro joga o controle remoto para fora da balsa a fim de salvar a vida dos civis! Será que ladrão vez isso só por que estava a fim de pagar seu pecados e morrer como um herói? Em San Francisco até pode ser, mas em Gotham?

Além disso, a mudança na origem do Duas-Caras decididamente não funcionou. Pelo menos, o roteiro percebeu que este é um personagem completamente dispensável. Para fechar com chave de ouro, existe um momento Thundercats onde o Batman adquire uma espécie de visão além do alcance completamente dispensável...A coisa é tão ridícula que Joel Schumacher poderia ter pensado nisso...


De qualquer maneira, Batman - O Cavaleiro das Trevas segue respeitando a essência do personagem. Christopher Nolan pode ficar traqüilo. Perto de Tim Burton e Joel Schumacher ele é um gênio do cinema. E se o filme não é a melhor história baseada em uma HQ, pelo menos tem o melhor final....

Jota Tavares

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Para relaxar rs!

Frases de efeito:
1- O amor é como capim: você planta e ele cresce. Aí vem uma vaca e acaba com tudo.
2- O novo e-mail do governo é: planalto@lheira.gov.br
3- Estamos numa época em que o Fim do Mundo não assusta tanto quanto Fim do Mês (verdade)
4- 90% do meu dinheiro eu gasto com bebida. Os outros 10% são do garçom
5- Galileu, quando afirmou que o mundo girava só confirmou o que nós bêbados já sabíamos!!! (fantástica)
6- Marido é igual a menstruação: Quando chega, incomoda; quando atrasa, preocupa.
7- Se o horário oficial é o de Brasília, por que a gente tem que trabalhar na segunda e na sexta? (e num é?!!)
8- Roubar idéias de uma pessoa é plágio... Roubar de várias, é Monografia.
9- Não te cases por dinheiro, podes conseguir um empréstimo bem mais barato. (a voz da sabedoria...)
10- Não há melhor momento do que hoje para deixar para amanhã o que você não vai fazer nunca. (concordo 100%)
11- Sabe o que o argentino tem mais que o brasileiro? Tem mais é que se f.... (HAHAHAHAHAHA)
12- A verdadeira bravura está em chegar em casa bêbado, de madrugada, todo cheio de batom, ser recebido pela mulher com uma vassoura na mão e ainda ter peito pra perguntar : vai varrer ou vai voar?
13- Casamento é igual piscina gelada, depois que o primeiro tonto entra, fica falando para os outros: - Pula que a água tá boa. (experiência de vida isso.....)
14- Um cigarro encurta a vida em 2 minutos... Uma garrafa de álcool encurta a vida em 4 minutos... Um dia de trabalho encurta a vida em 8 horas. (profundo e preocupante... vamos parar de trabalhar...)
15- Se você é capaz de sorrir quanto tudo deu errado, é porque já descobriu em quem pôr a culpa.
16- Velho é aquele que quando jovem costumava ter quatro membros flexíveis e um duro. Agora tem quatro duros e um flexível.
17- O homem é o único animal que consegue estabelecer uma relação amigável com as vítimas que ele pretende comer. (sincera...)
Por:
Denise Azeredo Feitosa
Arquiteta e Urbanista