quarta-feira, 16 de julho de 2008

A ESTRATÉGIA CHINESA!!!

assunto para pensar...
A PRAGA MUNDIAL QUE NINGUÉM QUER VER - A CHINA DO FUTURO

Luciano Pires
Alguns conhecidos voltaram da China impressionados. Um determinado produto que o Brasil fabrica um milhão de unidades, uma só fábrica chinesa produz quarenta milhões... A qualidade já é equivalente. E a velocidade de reação é impressionante. Os chineses colocam qualquer produto no mercado em questão de semanas...
Com preços que são uma fração dos praticados aqui. Uma das fábricas está de mudança para o interior, pois os salários da região onde está instalada estão altos demais: 100 dólares. Um operário brasileiro equivalente ganha 300 dólares no mínimo. Que acrescidos de impostos e benefícios representam quase 600 dólares. Comparados com os 100 dólares dos chineses, que recebem praticamente zero benefícios...
Hora extra? Na China? Esqueça. O pessoal por lá é tão agradecido por ter um emprego, que trabalha horas extras sabendo que nada vai receber...
Essa é a armadilha chinesa. Que não é uma estratégia comercial, mas de poder.
Os chineses estão tirando proveito da atitude dos marqueteiros ocidentais, que preferem terceirizar a produção e ficar com o que "agrega valor": a marca.
Dificilmente você adquire nas grandes redes dos Estados Unidos um produto feito nos Estados Unidos. É tudo "made in China", com rótulo estadunidense.
Empresas ganham rios de dinheiro comprando dos chineses por centavos e vendendo por centenas de dólares... Mesmo ao custo do fechamento de suas fábricas. É o que chamo de "estratégia preçonhenta".
Enquanto os ocidentais terceirizam as táticas e ganham no curto prazo, a China assimila as táticas para dominar no longo prazo. As grandes potências mercadológicas que fiquem com as marcas, o design... Os chineses ficarão com a produção, desmantelando aos poucos os parques industriais ocidentais.
Em breve, por exemplo, não haverá mais fábricas de tênis pelo mundo.. Só na China. Que então aumentará seus preços, produzindo um "choque da manufatura", como foi o do petróleo. E o mundo perceberá que reerguer suas fábricas terá custo proibitivo. Perceberá que tornou-se refém do dragão que ele mesmo alimentou.
Dragão que aumentará ainda mais os preços, pois quem manda é ele, que tem fábricas, inventários e empregos... Uma inversão de jogo que terá o Impacto de uma bomba atômica... Chinesa.
Nesse dia, os executivos "preçonhentos" tristemente olharão para os esqueletos de suas antigas fábricas, para os técnicos aposentados jogando bocha na esquina, para as sucatas de seus parques fabris desmontados. E lembrarão com saudades do tempo em que ganharam dinheiro comprando baratinho dos chineses e vendendo caro a seus conterrâneos...
E então, entristecidos, abrirão suas marmitas e almoçarão suas marcas.

Luciano Pires é diretor de marketing da Dana e profissional de comunicação

3 comentários:

Guto Senra disse...

Enquanto isso as agências de publicidade fazem algo parecido.

Renata Kanitz disse...

As vezes preferiria ser uma total alienada a ler um artigo desses e ficar matutando sobre o assunto... Mas nao era sobre isso q queria comentar. Aproveitando o foco sobre a China, ontem no Jornal Nacional mostraram a intensa censura sobre a midia chineza, e isso me lembrou o pacto de silencio em Minas Gerais. Guardadas as devidas proporcoes, aqui tbem jornalistas sao censurados qto a comentarios negativos sobre o Aecio Neves (q tem por traz sua irma) em sua corrida desenfreada a presidencia. E paralelamente publicitarios discutem a liberdade de expressao. Entao me pergunto: o q ocorre? Sera q ninguem, a nivel nacional, vira em socorro dos jornalistas mineiros? Ninguem vai explicitar essa barbaridade? Em pleno seculo XXI, depois de anos de ditadura, sera q cairemos naquela roda viva q vivemos naqueles anos negros? Quer dizer q a censura chinesa eh duramente criticada, mundialmente, mas a mineira passa assim, "desapercebida"?

Helena Pawlow disse...

Rê,
Quanto à censura da imprensa em Minas frente ao nosso querido Aécio veja o que saiu na Folha
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=306VOZ001

No Youtube vc procura: “Liberdade essa palavra”.Parte I e II.
Também é bacana ver como o lance daqui é punck!
Bjos