sábado, 25 de outubro de 2008

Speed Racer



Não se engane. Muitos críticos aproveitaram sua total e completa ignorância cinematográfica para tecer elogios a Speed Racer. Mas todos estão errados. Afirmo sem a menor hesitação que o filme dirigido pelos irmãos Wachowski é o pior do ano. É um daqueles fracassos monumentais de bilheteria e pode ser considerado como uma crônica de uma tragédia anunciada.


Antes de mais nada vale lembrar que o personagem Speed Racer, foi criado em 1966, pela Tatsunoko Productions. No ano seguinte, os 52 episódios da série foram dublados para o inglês. No Brasil, para variar, ele chegou com atraso. Somente começou a ser exibido na década de 70. Apesar disso, as aventuras do jovem piloto e seu carro cheio de recursos tecnológicos fizeram muito sucesso.

A desenho foi adaptado para o cinema de forma psicodélica. Na trama, Speed Racer (Emile Hirsch) é um jovem extremamente rápido nas pistas de corrida, embora todos os circuitos em que ele corre pareçam com um autorama gigante. Speed é um piloto agressivo, que usa todos os seus instintos com habilidade e não tem medo do perigo. Quer dizer... praticamente igual ao Rubinho Barrichello só que completamente diferente.

Existe apenas uma pessoa capaz de desafiar Speed, seu irmão Rex Racer. Porém, Rex morreu em um acidente. Como está sozinho e caminho do sucesso, o jovem piloto chama a atenção de uma megacorporação, a Royalton Industries. Recebe uma proposta que pode mudar a sua vida e a de sua família. Porém, Speed decide recusar. Isto irrita o prepotente Royalton (Roger Allam).


Furioso, ele revela a Speed um segredo. Os resultados das corridas mais importantes da temporada são pré-determinadas por um grupo de cruéis magnatas capitalistas, que manipula os resultados somente com o propósito de aumentar seus lucros. Pressionado por todos os lados, ele decide que a única maneira de salvar sua família é derrotando Royalton em seu próprio jogo.


Para obter sucesso na empreitada ele terá a ajuda de ajuda de Trixie (Christina Ricci), sua fiel namorada. Diga-se de passagem, um dos poucos méritos do filme é que o casal se parece muito com os personagens do desenho. Aliás, Christina Ricci tem mesmo cara de mangá... Os dois ainda vão contar com o importante auxílio do "mestre das batidas", o Corredor X (Matthew Fox). O trio vai disputar um rally mortal, que, inclusive, já tirou a vida do irmão de Speed.

O grande erro de Speed Racer - e possivelmente o grande motivo do fracasso do filme - são as corridas. Não é preciso ser um gênio para saber que ver o Mach 5 em ação é um dos poucos trunfos da trama. Porém, os irmãos Wachowski conseguem transformar tudo em uma maçaroca de luzes girando em alta velocidade. A edição é absurdamente confusa e, para piorar, os circuitos em formato de autorama não ajudam em nada.


Outro detalhe idiota é a insistência em reduzir a violência do desenho. Ou seja, na hora das explosões e capotagens, os pilotos acabam escapando ilesos graças a uma bizarra bolha de espuma que os envolve em um casulo de proteção. Só que no Speed Racer normal não tinha perdão. Só o Corredor X deve ter matado uns 30 figurantes.


Os irmãos Wachowski também resolveram apostar em um humor babaca que consegue desagradar tanto as crianças que nasceram em 1960 como as crianças que vivem na era do Playstation e do iPod. Chega a ser irritante ver um trabalho tão patético e pífio apostar todas as suas fichas em uma psicodelia sem sentido, no uso excessivo da computação gráfica e esquecer contar uma história. Enfim, Speed Racer é um filme infantil e infantilóide. Ou seja, se você gostou de uma estultice dessas só pode ser mesmo crítico de cinema...


P.S. - Uma curiosidade: embora muitos incautos expliquem que o capacete de Speed Racer tem a letra M em função do nome do personagem em japonês (Gõ Mifune) a afirmativa é falsa. Na verdade o M, pintado no capacete e no capô do Mach 5, representa o nome da companhia Mifune Motors, a empresa da família. Isto por que os japoneses valorizam muito mais o trabalho de equipe do que o individualismo.

Um comentário:

Giuseppe disse...

Espero que o "StarTrek" que será lançado em 25/12/2008 seja bem feito e assim tenha sucesso!