domingo, 6 de julho de 2008

Rock in Rio em São Paulo


Essa semana, eu li uma entrevista com o Roberto Medina (idealizador do festival Rock in Rio).

Ele respondeu uma pergunta que todo carioca faz desde o termino da edição do festival em 2001:

"Quando o Rio de Janeiro vai voltar a sediar uma edição do Rock inRio?"

Para minha surpresa a resposta do publicitário e jornalista, que além do RIR trouxe ao Brasil o Frank Sinatra, foi a seguinte:

"Em 2010 o RIR sera realizado em São Paulo"

São Paulo???!!!

Não escrevi errado... São Paulo.

Após terem fechado a "Cidade do Rock" (RIR 1 - 1985) na época do governo Leonel Brizola, surgiu um boato muito forte que iriam transferir o festival para a Amazonia.
Isso nunca aconteceu, foi mais uma resposta ao governo do Estado que tinha fechado o local do festival sem muito motivos... Foi mais uma briga política do que qualquer outra coisa.

Em 1991 no Maracanã acontece o RIR 2. Medina não queria a princípo fazer no maior estadio do mundo, entre vários motivos, achava que o estádio não tinha infra-estrutura suficiente.

E não tinha mesmo...

A última vez que o Rio de Janeiro viu o festival, foi em 2001, com a volta da "Cidade do Rock".

Três anos depois, em 2004, o Rock in Rio se mudou para Europa e foi parar em Portugal.

Nasceu o Rock in Rio Lisboa, que comemora em 2008 três edições (2004, 2006 e 2008).

Acho que meus conterrânios cariocas não curtem mais rock and roll, muito diferente da geração dos anos 80 e 90, que ia em todos os shows internacionais que rolavam aqui nas terras cariocas.

Hoje os moradores da minha cidade preferem shows de cantoras baianas na praia de Copacabana.

Resta a saudade... Festival de rock em janeiro nunca mais...

2 comentários:

Renata Kanitz disse...

Ai gente! Q triste! Nao tava sabendo disso nao! Se bem q apavorada com multidao do jeito q sou, nao iria nem se fosse no Aterro, mas tirar um festival q eh nosso e o levar pra Sao Paulo! Ah, ai eh demais! Se eles querem um festival la, q facam o Rock in Sampa! Ai q raiva rsrsrs! E justamente agora q estamos concorrendo para sediar uma olimpiada, pq nao trazer esse festival pra ca? Ja nao bastava terem levado o autodromo pra la... Enfim, isso deve ter alguma explicaçao obscura q nos, pobres mortais nao temos acesso. Fica aqui o meu protesto tbem! Valeu Juninho!

Unknown disse...

Eu fui no RIRII. Gostei muito!!!
Hoje não sei se teria pique, ou melhor, com certeza não teria, de fazer as maratonas de 3 dias que eu fazia mais jovem, mas os jovens de hoje, ao invés de ir para show do Créu ou coisas parecidas, poderiam curtir um excelente show de rock...